segunda-feira, 15 de julho de 2013

Saiba como prevenir os derrames nas pernas durante a gravidez!



Este post anda a ser preparado há algum tempo, pois sempre me perguntaram, inclusive durante a primeira gravidez, qual o meu segredo para ter passado a gravidez sem pernas inchadas e sem derrames! E olhem que tenho tendência genética para ficar com varizes e faço imensa retenção de líquidos!
Mal soube que estava grávida (1ª gravidez) fui logo pesquisar e ler sobre o assunto, já que ia passar uma grande parte da gravidez na estação quente.
Pois bem, e é em função da minha experiência e do que deu certo e do que não resultou durante a primeira e a segunda gravidez que este post, já há tanto tempo pedido por outras mamãs, vai finalmente ser publicado.
Assim, o post permitir-lhe-à conhecer várias dicas para a prevenção dos derrames e alguns truques para o seu tratamento caso estes persistam em entrar na sua vida!
As alterações hormonais que se produzem durante a gravidez potenciam o aparecimento de derrames e/ou varizes nas pernas da grávida. No entanto, pode prevenir o seu aparecimento, de forma fácil e benéfica à sua saúde.
Há regras básicas que deve cumprir, pois sem elas tudo o resto nunca funcionará por muita força de vontade que tenha.


DICAS BÁSICAS PARA PREVENÇÃO de DERRAMES
  • Não use roupa apertada;
  • Não use sapatos de salto muito alto ou totalmente flats nem apertados, use saltos entre os 3 e os 5 cm, pois segundo os angiologistas é a altura ideal para que os músculos dos gémeos estimulem a circulação sanguínea;
  • Beba pelo menos 2 litros de água por dia;
  • Estabeleça juntamente com o seu obstetra uma dieta saudável durante a gravidez proporcionando-lhe um aumento de peso controlado e gradual durante toda a gravidez;
  • Evite fontes de calor (aquecimento do carro, radiadores domésticos, lareiras, etc.);
  • Evite períodos de tempo prolongados de pé;
  • Evite estar sentada de pernas cruzadas;
  
Cumpridas que estão todas as dicas anteriores, podemos ir mais além e apostar a fundo na prevenção dos derrames.
As dicas que agora vos mostro foram todas realizadas por mim e resultaram, não quer dizer que com outras pessoas funcione de igual modo, mas pelos menos falo-vos com conhecimento de causa.


DICAS PARA PREVENÇÃO DE DERRAMES
  • Use hidratantes para a pele, de modo a promover a sua elasticidade;
  • Pratique exercício físico que favoreça a circulação sanguínea (eu fiz natação, exercícios de respiração e algum jogging);
  • Drenagem linfática (eu fiz drenagem mecânica 2 a 3 vezes por semana durante toda a gravidez; actualmente já só faço 1 vez por semana);
  • Massagens para grávidas (é do melhor que há… só fiz 2 ou 3 durante a gravidez, mas saía de lá com uma sensação de leveza extraordinária);
  • Use meias de compressão, mas atenção, não as compre sem falar com o seu obstetra, pois existem vários níveis de compressão e deve ser ele a indicar o nível de compressão indicado para si. As meias de compressão podem ser alvo de desconto para o IRS, por isso é mesmo de todo conveniente que seja o seu obstetra a passar uma receita para aquisição das mesmas (não cheguei a usar, fazia tanto calor que achei impraticável, mas quem usa não quer outra coisa. Atenção que estas meias devem ser em collant e não até ao joelho para evitar estagnação sanguínea nessa zona);
  • No banho, alterne jactos de água fria e morna nas pernas (dá uma sensação de alívio fantástica);
  • Repouse com as pernas numa posição mais elevada que a cabeça, sempre que possível;
  • Os derrames podem aparecer nos primeiros meses pós-parto, continue alerta e tome precauções;
Dizem os angiologistas que depois da 1ª gravidez é muito mais frequente as mulheres registarem derrames nas pernas, mesmo que pequenos!
E cá estou eu para o comprovar!
Fiz tudo, tudo, tudo igualzinho ao que fiz na 1ª gravidez e mesmo assim, lá para o 8º mês de gestação na zona posterior do joelho lá me apareceu um pequeno derrame…
Espero que tenham gostado e que vos tenha a ajudado a manter as pernas bonitas.
Amanhã trago-vos os tratamentos que podem fazer para tratar os derrames, caso eles tenham conseguido entrar na sua vida.


Leia mais sobre os derrames aqui:



Nenhum comentário:

Postar um comentário