No 2º trimestre de gestação comecei a preparar a mala para a maternidade.
Fui adquirindo o que o obstetra recomendou e algumas sugestões de amigas.
Apesar de já ter reunido tudo o que era recomendado, só fechei a mala nas últimas 2 semanas. Depois optei por colocar logo na bagageira do meu carro, ficando assim preparada para qualquer imprevisto.
Fica aqui uma lista de tudo aquilo que eu, na minha humilde opinião, acho importante não faltar na mala, para si e para o seu bebé.
Mala para Mamã:
ü Pasta com documentos pessoais
(cartão cidadão, exames realizados durante a gravidez, etc.);
ü Estojo de higiene pessoal
(gel duche, champô, amaciador, pasta dentífrica, escova de dentes, cosméticos, escova de cabelo, cotonetes, creme anti-estrias, creme hidratante, creme para evitar gretas nos seios – eu usei o purelan-100 da Medela – discos absorventes para os seios, pensos higiénicos extra absorventes e quanto ao perfume, evite usar nos primeiros meses, dada a sensibilidade do bebé);
ü Roupa
(3 a 4 camisas de dormir abertas à frente para facilitar a amamentação, 20 cuecas descartáveis – as que não usei na maternidade usei nos primeiros dias em casa, quando as perdas de sangue ainda eram significativas – 2 soutiens de amamentação, chinelos de quarto, chinelos de banho, robe, faixa ou cinta pós parto (na maternidade só usei a faixa, uma vez que a cinta se torna desconfortável enquanto ainda temos os pontos);
ü DICAS:
Não esquecer ainda a máquina fotográfica, telemóvel e respectivo carregador, tablet ou pc portátil, para ocupar as suas tardes enquanto o bebé dorme.
Algumas maternidades possuem serviço de cartório, possibilitando aos pais efectuar o registo do bebé ainda na maternidade.
Para as mamãs com tipo de sangue Rh- é muito importante referirem o facto às enfermeiras na maternidade após o parto, para a eventualidade de terem de ser vacinadas caso o sangue do bebé seja Rh+.
Antes de saírem da maternidade não esquecer de pedir declaração em como deram à luz, é necessário para a entidade patronal. Não se esqueçam também de trazer o livro de vacinas e o livro do bebé.
Para poupar espaço na mala, deixe em casa preparada/separada a roupa para sair da maternidade. Quando tiver alta o marido ou outro familiar pode passar em sua casa e levar-lhe.
Mala para o Bebé:
ü Kit criopreservação
(Eu optei pela crioestaminal para as minhas duas filhas. São super profissionais e muito atenciosos. Actualmente já pode adquirir o kit em qualquer farmácia ou parafarmácia.);
ü Roupa
(4 a 6 mudas de roupa completa. Cada muda de roupa deve ser composta por:
Inverno
*1 babygrow manga comprida;
*1 body manga comprida;
*1 calças interiores;
*1 casaco;
*1 gorro;
*1 par meias;
Verão
*1 babygrow manga comprida;
*1 body manga comprida;
Como o bebé não controla a temperatura corporal quando nasce, mesmo sendo Verão, no 1º dia tem de incluir uma muda de roupa mais quente onde deverá incluir algumas peças tipicas de Inverno:
*1 calças interiores (só para o 1º dia);
*1 casaco (só para o 1º dia);
*1 gorro (só para o 1º dia);
*1 par meias (só para o 1º dia);
Nos próximos posts falarei pormenorizadamente sobre a forma de vestir um bebé.
A roupa deve ir organizada em saquinhos de tecido ou plástico, contendo 1 muda de roupa por saco. Deve também assinalar no exterior do saco a ordem pela qual quer que as roupinhas sejam vestidas ao bebé, facilitando desta forma, que as enfermeiras ou o papá possam facilmente saber qual o conjuntinho que você quer vestir 1º ao seu bebé.
ü Higiene do Bebé
Toalhetes;
Linha de cuidado para bebé – pomada para rabinho, gel duche, champô, leite hidratante – eu optei pela linha Pediatril da Avene;
Escova para cabelo;
Tesoura de pontas redondas, para cortar as unhas;
Quadrados Maxi de algodão – Optei por comprar algodão em quadrados de tamanho Maxi (80x50 mm) para dar banho ao bebé, assim podia deitar fora no final d ecada banho, evitando as esponjas tradicionais e as suas colónias de bactérias.
ü Mantinha
Optei por comprar mantinhas da colecção Zara Home Kids, são extremamente delicadas, quentinhas e os bebés adoram o toque. As minhas filhas adoram estas mantinhas. Também já ofereci a amigas que foram mães recentemente e o feed back não podia ser melhor.
ü 4 Fraldas de algodão
(ajudam a limpar o rosto do bebé ou a boquinha quando acaba de mamar).
ü 1 chupeta
(Eu optei pelas chupetas ergonómicas da Chicco em látex, são mais macias que as de silicone).
ü DICAS:
Não esquecer de comprar o conjunto de passeio para o bebé. Quando sair da maternidade irá precisar do cesto/ovo para o transportar até casa em segurança. Sugiro que sobre o cesto coloque uma fralda personalizada com desenhos ou bordada com o nome do bebe de modo a proteger o bebé dos raios solares.
Para a maternidade pode ainda levar na mala do bebé uma colcha para colocar no berço. Pode também levar um enfeite para colocar na caminha do bebé (pode ser um balão cheio de hélio em forma de coração, um pequeno peluche com música, um identificador bordado com o nome do bebé para pendurar na caminha ou outro mimo que seja personalizado para a ocasião). Lembre-se que não pode ter flores naturais no quarto pois podem provocar alergias ou outras reacções adversas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário