sexta-feira, 21 de junho de 2013

Porquê que os bebés bolçam?





Esta semana durante o processo de adaptação da Marina no berçário, perguntei-me "mas porque é que determinados bebés bolçam tanto?".
Como as minhas princesas M's tiveram sempre um bolçar considerado "comum", nunca me preocupei em ir ler sobre o assunto. Mas esta semana como estive proxima de outros bebés que bolçavam muito, fiquei curiosa e quiz saber mais sobre o assunto.
Em forma de resumo o que vos posso dizer sobre o assunto, e que de certa forma vai de encontro ao que supunha ser a causa, justifica-se pelo facto dos bebés ainda não dominarem o processo de deglutinação.
A válvula no início do estômago ainda não está totalmente desenvolvida e deixa, acidentalmente, o conteúdo do estômago subir novamente, uma vez que este ainda é muito pequeno e recebe pouca quantidade de alimentos.
Além disso, os bebés engolem inadvertidamente muito ar juntamente com o leite materno ou artificial, ar esse que tem de sair e muitas vezes traz consigo o alimento ingerido.
E ainda porque os bebés precisam de muito alimento para crescer rapidamente e por vezes comem muito rápido. Quando já estão cheios, algum leite acaba por sair.

"A maior parte dos bebés bolça ocasionalmente e, para alguns, é um modo de vida," explica Laura Jana, pediatra e co-autoria do livro Heading Home with Your Newborn: From Birth to Reality.
"Por volta dos seis meses, diminui a frequência. Poderá aumentar temporariamente por volta dos 9 meses, com a mobilidade crescente do bebé, e desaparece normalmente por volta do primeiro aniversário."

Contudo, deve ter-se em atenção que para quantidades abundantes e frequentes de líquido bolçado e caso o bebé se mostre desconfortável, pareça ter fome, não esteja bem disposto e/ou não aumente de peso, então inspira cuidados médicos que podem representar algum tipo de doença.

Dicas para prevenir que bebé bolce:
  • Alimentar o bebé pausadamente, fazendo intervalos para que possa arrotar;
  • Torne o horário das refeições mais frequente e com menor quantidade de comida;
  • Prefira tetinas com reduzido fluxo de leite;
  • Manter bebé numa posição vertical durante algum tempo (aprox. 15 min) após as refeições;
  • Quando o bebé é deitado, deve ser virado para o lado direito, ajudando o estômago a esvaziar com maior facilidade;
  • Elevar a cabeceira da cama, cerca de 30º de forma a que através do efeito da gravidade se contrarie o rotorno do leite à boca do bebé;
  • Os bebés que são alimentados com leite artificial poderão ter de passar a consumir um leite especial, denominado leite A.R. (Anti Refluxo - é um leite mais espesso que o habitual);
  • Para os bebés que são alimentados ao peito ou para casos graves existem ainda fármacos que podem ajudar a combater o problema, após análise médica.

São pequenos gestos, mas que ajudam a melhorar o dia a dia do seu bebé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário