quarta-feira, 24 de abril de 2013

Tips to know how many and what baby clothes did you should buy - Dicas para saber qual a quantidade e o tipo de roupa a comprar para bebé

Tal como prometido, este é o post sobre o tipo e a quantidade de roupa indispensável a adquirir para o bebé. Vou dar-vos algumas sugestões segundo a minha experiência.
Estas são as peças básicas depois devem adaptar às V/ necessidades.

  •  Body manga curta ou comprida
Adquiri imensas. As minhas filhas usam-nas como roupa interior para ficarem bem quentinhas. A minha dica é adquiri-las no tom mais neutro possível (branco será ideal) quando as usar debaixo de qualquer roupa de cor, ou coloridas e com aplicações, se as usar no Verão como única roupa. No Inverno deve vestir manga comprida, no Verão e meia estação, manga curta.
Não esquecer a abertura em trespasse no pescoço.
Sugiro que tenha pelo menos 10 bodys manga comprida e/ou 10 manga curta, consoante a estação do ano, há sempre um xixi que insiste em molhar toda a roupa ou um cocó maior, há ainda que pensar se o bebé pode ou não bolsar e dependendo da frequência de todos estes factores pode ter de aumentar a quantidade de roupa.
Se for mais pratico para si (eu prefiro esta versão) pode ainda substituir os bodys por camisola interior, os restantes conceitos mantêm-se. A grande vantagem é que os excessos das fraldas não sujam esta peça de roupa evitando assim que tenha de andar sempre a trocar de roupa ao bebé.


1 – Body's e camisola interior Vertbaudet.



  • Babygrow
Este é outro “must have” do guarda roupa dos bebés. Sugiro entre 8 a 10 unidades por idade do bebé (0 a 1m, 3m, 6m, 9m,…).
Não esquecer a abertura preferencial à frente e nas pernas.
Escolha o tecido em função da estação do ano. Veludo para o Inverno, algodão para a meia estação ou Verão.
Podem ser usados como pijama ou para “sair”.
Esta peça de roupa pode ser conjugada com 1 body e umas calças de interior e um casaco malha, no caso do Inverno.





1 – Vertbaudet; 2 – Prenatal.

 


  • Culote ou Calça Interior


Deve adquirir na mesma proporção dos body’s e igualmente em tons neutros (preferencialmente o branco). Na meia estação usei estas calças como roupa principal, juntando somente uma t-shirt ou blusinha para a parte de cima. No Inverno usei estas calças debaixo dos collants quando vestia um vestidinho. Não se notava nada e elas andavam super quentinhas.




1 – Calças Vertbaudet;



  • Casacos
Sugiro que adquira 2 a 3 peças por idade do bebé, para que tenha sempre pelo menos um disponível enquanto o outro lava.
Esta é uma peça essencial, principalmente nos meses de frio, pode vesti-lo sempre por cima das roupinhas do bebé e deixá-lo mais quentinho.
No Verão e dada a sensibilidade dos bebés, também é aconselhável ter pelo menos 1 unidade desta peça, há sempre um dia mais frio.
Sugiro os casacos 100% algodão.
No Inverno existem modelos com capuz que acabam por ser uma protecção extra ou pode mesmo substituir o gorro.
Quanto às cores, escolha cores básicas e neutras para que possam combinar com todas as roupinhas que já adquiriu ou que pretende adquirir.


1 – Casaco malha Claras em Castelo.




  • Babetes

Babetes, comprar ou não comprar?
Há bebés que bolsam desde o 1º dia de vida e aí vale a pena adquirir desde logo, no meu caso, só comecei a usar babetes quando introduzi os primeiros alimentos sólidos (por volta dos 5 meses). Até lá, não usei.
Há bebés que babam muito e assim também se justifica o uso do babete desde cedo. Ou seja, é melhor esperar para ver!!! Não vale a pena comprar e depois não usar, uma vez que o bebé cresce imenso e deixam de lhe servir no pescocinho.
Contudo, pode adquirir entre 3 a 6 unidades para usar quando introduzir a alimentação (tamanho 6 m) e depois quando o bebé nascer pode gerir esta quantidade em função da frequência com que o bebé se suja.
Recomendo os que fecham atrás com velcro, são super fáceis e rápidos de colocar e tirar sem magoar o bebé ou demorar demasiado tempo.



 
 1 – Babetes Chica Melancia.



  • Fraldas de Pano

Outro must have.
Recomendo entre 10 a 20 unidades 100% algodão.
Vão servir para toda a vida do bebé e são usadas para tudo o que possa imaginar (proteger o rosto do bebé quando em contacto com a N/ roupa na posição de arrotar, limpar a boquinha depois de mamar, secar o corpo ou partes do corpo depois do banho, proteger o bebé dos raios solares quando viaja, etc.).

 



 

  • Roupinhas com estilo
(Vestidos, calções, calças, camisas, fofos, etc.)
Há mamãs que até aos 12 meses não adquirem mais do que 2 conjuntos destas roupinhas, por idade do bebé.
Eu, a partir dos 3 meses só vesti vestidos, saias, fofos ou calções às minhas filhas. Esta é uma fase que só se vive uma vez e eu quis aproveitá-la ao máximo. Cá em casa são só folhos, lacinhos e afins… uma perdição, mas claro está, com moderação.
Sugiro somente que o que vestir seja fácil de vestir, maleável, em algodão e confortável para o bebé, caso contrário só vai vestir uma vez.



1 – Conjunto bebé Claras em Castelo.




2 – Fofo Coelhinho Pompom.






3 – Fofos Cor de Linho.





4 – Conjuntos Piupiuchick.
.


2 comentários:

  1. Obrigada, sou a "Coelhinho Pompom", gostei do seu blog. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Miú.
      Obrigada!
      Também gostaria de a felicitar pelo seu trabalho.
      Bjinhos

      Excluir