quarta-feira, 15 de maio de 2013

Family's Day - Dia Internacional da Família





O dia 15 de Maio foi proclamado em 1993 pela ONU como o Dia Mundial da Família ou o Dia Internacional da Família, o objetivo é e sempre foi, chamar a atenção da população mundial sobre a importância da família como estrutura erguida em bases sólidas de união, respeito, compreensão e solidariedade.

Nesta data, é muito importante que as pessoas reflitam sobre o conceito “Família”,  bem como os papéis de cada um dentro dessa família, afinal, ultimamente temos visto membros familiares que não assumem as suas responsabilidades como parte integrante da mesma e isso deve ser repensado.

A base de uma educação infantil nasce na família, é no seio do lar que os pais devem passar aos seus filhos o sentido de união, família, amor, respeito ao próximo, respeito aos mais velhos, carinho, afeição, e solidariedade ao próximo.

Esperemos que não seja apenas mais uma das datas comemoradas mundialmente e que já no dia a seguir caem no esquecimento da maioria, esperamos que as pessoas se unam efetivamente para por em prática todos os conceitos e valores familiares.

Todos os dias quando acordo vou dar um beijo às minhas filhas, abraço-as e digo-lhes “Bom dia, meu amor”, depois peço à minha filha mais velha que diga “Bom dia” à irmã, ainda bebé, e que lhe dê um beijinho.

No dia-a-dia ensinei à M que deve pedir desculpa quando magoa alguém, mesmo que a grande parte das vezes seja sem querer (ainda é muito pequenina – 21 meses – e não tem noção do conceito “força” nos carinhos que dá). Agora sempre que magoa alguém pede desculpa de imediato e dá beijinhos.

As refeições cá em casa são servidas com todos sentados à mesa, inclusivé a M e se possivel a bebé (ainda não se senta, mas acompanha-nos da sua espreguiçadeira).  E brincar, só depois de todos terminarem a refeição. Elas portam-se muito bem e raramente fazem birra! Actualmente a M já identifica claramente o lugar do pai e da mãe à mesa e já sabe identificar o local onde são confeccionadas e servidas as refeições.

Sempre que se despede de alguém nunca se vai embora sem dar um beijinho e dizer adeus, por vezes estou com pressa e não lhe dou tempo para ela se poder despedir… e pronto… começa o choro… lá volto eu para ela fazer as coisas à sua maneira, que afinal de contas, foi como lhe ensinei, e é a forma correcta.

“Obrigado” também já faz parte do seu precoce vocabulário. Agradece não só os presentes, como as ajudas que recebe dos outros.

É muito importante passarmos valores de respeito, união e amor não só nos ensinamentos diários mas nos exemplos que damos dia-a-dia, não podemos pensar que basta dizermos “Faz o que eu digo, não faças o que eu faço!” e esperar que eles aprendam. Não isto não chega é muito pouco, temos de dar sempre o exemplo.

Dê muito amor, respeite, elogie, brinque, ajude, converse, escute e abrace!
O amor é o melhor dos conceitos familiares que pode transmitir, ele é a base para todos os outros!
E você, já pensou nisto? Que valores transmite diariamente aos seus filhos?


Nenhum comentário:

Postar um comentário