Uma investigação de cientistas australianos, demonstrou que o ato de sucção melhora o controlo cardíaco do bebé. Segundo os investigadores, a Síndrome de Morte Súbita do Latente (SMSL) está relacionada com uma falha no sistema cardíaco do bebé quando não ocorre um ajustamento adequado em termos de frequência cardíaca ou de pressão arterial, bem como com a incapacidade de acordar quando se deixa de respirar ou existe uma queda súbita da pressão arterial.
Os cientistas do Instituto de Monash de Investigação Médica descobriram que o ato de chupar aumentava a variabilidade do ritmo cardíaco, sendo que a variação dos intervalos entre os batimentos cardíacos indica uma atividade de regulação autónoma da função circulatória.
Para chegar a esta conclusão, a equipa vigiou durante vários dias o sono de 37 bebés de entre duas e quatro semanas, dois e três meses e cinco e seis meses. Os bebés estavam divididos entre utilizadores e não utilizadores de chucha.
A SMSL consiste na morte inesperada de um bebé, aparentemente saudável, com menos de um ano de idade, durante o sono, sem explicação. Uma das principais medidas de prevenção é deitar o bebé sempre de barriga para cima.
Fonte “Revista Pais & Filhos”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário