Quando o bebé se recusa a comer, o que fazer?
Não quer?
Não se dá, e volta-se a dar mais tarde é o que dizem os especialistas. Num bebé em que se está a introduzir alimentos ainda é mais importante manter esta atitude à medida que se vão introduzindo os novos alimentos, talvez ainda misturando com um outro alimento que o bebé já goste.
É preciso não esquecer que o bebé tem de se adaptar aos novos sabores e consistência dos alimentos. É preciso manter alguma calma e não nos zangarmos com a criança, pois muitas vezes os problemas com a alimentação começam precisamente assim.
Nos bebés em que a introdução dos alimentos já foi concluída, como o caso da M, quando acontecem estas recusas, começo por distraí-la fazendo perguntas sobre o seu dia na escola, sobre os amigos e brincadeiras, normalmente reage bem e come mas nem sempre isto acontece (muitas vezes, até…), nessas alturas eu não costumo forçar mais do que 2 vezes. Se ela não quer, não vale a pena forçar, vai acabar por vomitar tudo devido à pressão que exercemos sobre ela e por estar a comer contrariada. Espero, brincamos um pouco e depois ela já come. Às vezes opto por jantar/almoçar eu primeiro, ela vê a comida da mãe e pensa que é diferente e quer comer, nessa altura páro tudo e aproveito a oportunidade.
Outra dica que utilizo, é dar a comida intercalada (1 colher de sopa e depois 1 colher de fruta e assim sucessivamente) ela foca-se na fruta e lá vai comendo a outra comida misturada.
De qualquer forma, se a recusa perante os alimentos for excessiva ou prolongada, dever-se-á consultar o pediatra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário