quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Incontinência Urinária!!! O tema tabu!


Tal como prometido, aqui está o post sobre um tema que ainda é tabu entre nós!
Sabe-se que existe, quais as suas principais causas e as suas reais implicações, mas muito pouco se tem falado publicamente sobre o tema,  há inclusive algumas mulheres que ganham depressões pós parto pela insegurança que este assunto lhes trás à rotina diária!
Parece simples ou até banal, para quem nunca sofreu este efeito, mas asseguro-vos, porque também por lá passei 2 duas vezes, que é um longo caminho a percorrer e é necessário muita calma e força de vontade para o ultrapassar!
Um dia de cada vez!
Uma das principais causas da incontinência urinária na mulher é a gravidez, o corpo sofre transformções avassaladoras num curto espaço de tempo, quer a nível físico quer a nível hormonal e claro está que a bexiga é um dos orgãos que mais sofre com estas transformações!
Quem é que no pós parto e até mesmo nos últimos 2 meses de gravidez, conseguia chegar sempre ao WC antes de urinar?
Ninguém, aposto! Mesmo que o parto tenha sido cesariana!
Quantas vezes me levantava a meio da noite, já no pós parto, e quando chegava ao wc já era só para tomar banho e trocar outra vez de roupa?!!
Bastava um espirro, uma tosse mais acentuada, um gargalhada, ou simplesmente nada de especial... acontecia e pronto... que podia eu fazer?
Em casa ou na rua, não se podia evitar somente prevenir, prevenir, prevenir e tratar!
Eu usei até ao final do 1º mês pós parto os pensos maxi com alas da AUSONIA, ajudavam imenso com as perdas de sangue e também na contenção destas perdas urinárias.
Depois até ao final do 3º mês pós parto usava só uns pensinhos diários extra finos que comprava no Continente, para conter aquelas perdas de urina que teimavam em não desaparecer!
Mas pode usar os pensinhos da TENA, que segundo ouvi dizer nas aulas de preparação para o parto, são excepcionais!
Estas perdas de urina acontecem devido à distenção dos músculos que sustentam os órgãos pélvicos (útero e bexiga).
Só lá para o 3º mês pós parto, quer na 1ª quer na 2ª gravidez, é que senti que estava reestabelecida, no que toca a este assunto, mas este período varia de mulher para mulher!
O importante é prevenir desde cedo, mesmo antes da gravidez e depois do parto também é muito importante que o faça, mesmo depois de se sentir totalmente reestabelecida!
O meu obstetra ensinou-me, no início da gravidez que para prevenir a incontinência urinária deveria contrair os músculos de sustentação pélvica (a contração destes músculos assemelha-se à contração que fazemos quando estamos a conter urina há mais de 1h e não encontramos um wc nos arredores... uiiiii) estes exercícios chamam-se "Exercícios de Kegel" durante o início da gravidez e no pós parto, várias vezes ao dia!
É algo que pode fazer quando estiver a conduzir, a dar de mamar, a ler, a fazer compras no supermercado que ninguém irá perceber e a sua saúde agradece!
Veja mais aqui sobre estes exercícios.
O meu obstetra referiu ainda que se eu quizesse poderia fazer estes exercícios para o resto da vida pois iriam ajudar a fortalecer os músculos e preveniam a incontinência um dia mais tarde com a perda de estrogénios. 
Para já fiquei-me pelos 4 meses pós parto! De vez em quando faço esses exercícios quando me lembro, mas sem qualquer rotina ou seguimento!
Os exercícios ajudaram na recuperação e foram fundamentais para o reestabelecimento da tonificação dos referidos músculos!
Como vê, não está sozinha!
Conheça mais testemunhos reais aqui.







Nenhum comentário:

Postar um comentário